Biografia
-biografia não está escrita de acordo com o novo acordo ortográfico-
A Vanessa & a Família.
No dia 14 de Dezembro de 1988 nasceu uma pequena bebé, mas uma grande estrela. Filha de Gina Hudgens e Greg Hudgens, Vanessa Anne Hudgens foi a primeira filha do casal. Em pequena revelou logo a sua potencialidade de estrela, dançado ao ritmo da música, e a começar a cantar. Sempre que podia roubava os cd’s ao pai, e no seu quarto cantava todas músicas de trás para a frente, ou então colocava-se em frente do televisor, pegava no comando e imitava a estrelas que já em pequena admirava.
As melhores amigas.
Quando Vanessa tinha 6 anos, quase a fazer 7 anos, a 13 de Novembro de 1995 nasceu a sua irmã mais nova Stella Hudgens. Apesar da diferença de idades, as duas sempre se deram lindamente, sendo sempre as melhores amigas, contando tudo uma à outra, passando maior parte do tempo juntas. Stella sempre muito parecida com sua irmã fisicamente, foi e será sempre um apoio para Vanessa. Mas não é só esta relação que corre bem na família Hudgens. Vanessa e sua mãe, também compartilham tudo, revelando-se serem também as melhores amigas. Para Vanessa a sua família é o seu porto de abrigo, nunca querendo desiludindo-os. As irmãs ainda partilham uma cadela (muitos pensam que é um cão), que se chama Shadow, que em português significa sombra. A fiel amiga, nunca as abandona, fazendo-as rir, e ficar bem mesmo quando estão em baixo.
A dança.
Vanessa sempre teve uma ligação com a dança. Em pequena, os seus pais de presente ofereceram-lhe uns sapatos de sapateado, que depois de muito uso, Vanessa guarda com muito carinho. Vanessa sempre foi apta para dançar, tendo aulas de sapateado e ballet. Actualmente, Vanessa continua sempre a dançar, sendo uma das coisas que mais ama na sua vida e que tenta fazer sempre que possível.
Algumas alcunhas.
Vanessa sempre recebeu muitas algumas de parte de sua mãe. Gina costumava-lhe chamar Nessa, Baby V ou simplesmente V. As alcunhas pegaram, e quase todos que a conhecem tratam por algumas delas, sendo muito tratada pelos grandes admiradores por Baby V e Diva. Sendo qualquer alcunha que usem para a chamar, Vanessa aceita bem e gosta que a mimem com estes pequenos nomes.
Origem.
Vanessa tem uma beleza que mais nenhuma pessoa tem. Ela tem várias origens diferentes, o que faz com que tenha um ar exótico, bonito e sensual. Da parte do pai, Vanessa tem traços irlandeses e da América – Nativa. Já da parte da mãe, V tem no sangue a beleza das espanholas, filipinas e chinesas. Com tanta mistura de países, só podia dar uma mistura explosiva: a nossa Vanessa.
A escola.
A nossa menina a partir do 7º ano (3º ciclo do Ensino Básico de Portugal), Vanessa começou a estudar em casa, tal como aconteceu com a sua irmã. Vanessa era uma boa aluna, e sonhou em ser ou bióloga ou pediatra por adorar animais e crianças, respectivamente. Como estudou em casa, Vanessa nunca teve as experiências e pequenas aventuras habituais na escola. Também uma das coisas que Vanessa nunca teve, foi uma festa de finalista quando acabou o secundário, nunca tendo recebido o seu “canudo” por ter concluído o ensino secundário. Apesar de tudo isso, estudar em casa ajudava-a em muito em conseguir participar em castings que viriam ser muito importantes na vida de Vanessa.
Start of Something New.
Vanessa apesar de gostar muito de cantar, dançar e de fazer teatro, nunca fez algo ligado com o pequeno ou grande ecrã. Sempre que podia fazia as peças de escola, ou da região, que deixavam os pais muito orgulhos da filha. Algumas dessas peças foram o Feiticeiro de OZ, Cinderela, O Grinch, entre muitos. Mas Vanessa nunca pensou em seguir em frente, nem em ser famosa. Sentia-se bem assim. Até ao dia que uma amiga sua não pode ir a um casting e pediu a Vanessa para ir por ela. E Vanessa lá foi. Foi um pequeno passo, mas que deu frutos. Depois desse pequeno passo Vanessa começou a fazer anúncios e a participar em mais peças. Mas Vanessa merecia mais, muito mais do que simplesmente de vez em quando fazer algumas coisas. E em 2003,Vanessa começou a ser conhecida pelo seu esforço. Foi seleccionada para o filme Thirteen (em Portugal foi titulado com Treze – Inocência perdida), para o papel de Noel. Um papel não muito relevante na carreira de V, mas que no fundo até foi importante. A personagem era tímida e tentava ser o máximo discreta, não revelando o talento que Vanessa tinha. Após este filme, Vanessa parou um pouco, depois participando em 2004 em Thunderbirds como Tintin. Este filme era de acção em que um grupo de amigos (dois rapazes e apenas uma rapariga) partia numa aventura para salvar os seus pais da garra dos malvados. Vanessa confessou que adorou participar nesse filme, sendo a sua cena preferida quando estão a descer num escorrega com uma bola de fogo atrás. Na premiere desse filme, esteve presente uma pessoa que no futuro iria ser muito importante para a vida de Vanessa: Zac Efron.
Mas não era só de filmes que Vanessa fazia, participou também em algumas séries como Still Standing, Quintuples, The Brothers García, Drake and Josh e Hotel Doce Hotel – As Aventuras de Zack & Coddy (no original é The Suite Life of Zack & Cody). Nesta última série conheceu duas que virão a ser suas colegas num futuro bem próximo: Monique Coleman e Ashley Tisdale. Ashley e Vanessa tornaram-se melhores amigas. As três colegas voltaram a encontrar-se no grande sucesso mundial: High School Musical. Para esta aventura contaram com o director e coreografo Kenny Ortega, e com os colegas Zac Efron, Lucas Grabell e Corbin Blue. O filme voltou a trazer os musicais para a luz da ribalta.
Basicamente o filme acaba por ser uma competição para o papel principal do musical da escola. Vanessa era a protagonista, tendo como seu par Zac Efron. Os dois deram-se muito bem, o que fez a imprensa começar com boatos sobre a vida amorosa de ambos. Vanessa foi nesse filme que se estreou como cantora e revelou-se sair muito bem. Mas quem pensa que Vanessa teve o papel de mão beijada, engana-se. Vanessa teve que lutar, pois eram imensas raparigas com talento a lutar pela Gabriella (papel de Vanessa), e ela conseguiu ser a Tal. Vanessa num dos castings cantou maravilhosamente a música Angels, encantando o júri. O talento era tal que V nunca mais parou desde aí.
Primeiro Álbum: A rampa para o sucesso.
Vanessa no inicio da sua carreira decidiu para nome artístico o seu nome completo. Mas aconselhada pelos seus responsáveis, Vanessa começou a ser só conhecida por Vanessa Hudgnes ou Baby V, o que acaba por cativar muito. Quem se deixou cativar foi a editora de cd’s Hollywood Records que gostou imenso da voz da Vanessa e convidou-a para gravar um CD. Claro a Vanessa não pensou nem duas vezes e aceitou. Em dois meses gravou o CD, com temas como: Come Back to me, Say Ok e Lest Dance. Vanessa que nunca tinha ouvido a sua voz, ficou surpreendida e gostou do que ouviu. O álbum intitulava-se de V, uma das suas alcunhas, e foi disco de ouro. Para o primeiro single: Come Back to Me, Vanessa contou para o videoclip com uma amiga sua, sua irmã e sua cadela. O single teve o seu maior sucesso nos Estados Unidos da América, tendo ficado no 5º lugar do TOP 50 em Portugal. Depois desse single, Vanessa convidou Zac para participar no videoclip de Say Ok, que foi sem dúvida nenhuma o grande sucesso da Diva, sendo dos vídeos mais vistos do canal da editora. Para apresentar o seu CD ao público, Vanessa fez uma digressão com Cheetah Girls, e outra com HSM.
A Saga continua.
Após uma grande digressão com High School Musical: O Concerto, pela América Latina e do Norte, e de um breve descanso, Vanessa voltou à representação com HSM2. O filme era a continuação do primeiro, retratando a escolha entre a amizade/amor pelos amigos e os bens materiais que fazem falta. Vanessa interpretou uma das músicas com mais sucesso de todos os HSM: Gotta Go My Own Way. Neste filme, uma das cenas mais esperadas por todos os fãs é o beijo entre Troyella (Troy [Zac] + Gabriella [Vanessa]), que era como se fosse uma confirmação que o casal existisse para além dos pequenos ecrãs, o que eles sempre negaram, mas não conseguiam disfarçar.
A confirmação e o começo de complicações.
Depois das gravações, Vanessa partiu para férias no Hawaii… O que não sabíamos era quem ia com ela: o seu colega de elenco Zac Efron. Tudo normal, até saírem fotos dessas férias em que vemo-los como casal de namorados. Após tantas vezes dizerem que eram como irmãos, assumiram em Julho de 2007 que namoravam deixando muito em delírio e outros desiludidos. Mal Vanessa sabia que a partir daí as coisas começavam a mudar. Quando saí de casa para tratar da sua vida, muitas fãs de Ashley acusavam-na de ter acabado com o namoro entre os dois, que ela era uma ladra e que devia ter vergonha. Apesar de todas essas insinuações serem mentira, pois Zac e Ashley nunca namoraram, Vanessa ficava magoada, e acabava por chorar quando chegava a casa, que partilhava com os seus pais, no seu ninho. Quem pensava que a Vanessa ia deixar de estar com o Zac enganou-se…
Mas o casal foi posto de novo em prova. Em Setembro de 2007, estava Vanessa em Sidney com Zac (este estava a divulgar o seu filme Hairspray), saíram na internet fotos de Vanessa nua, tiradas ainda quando ela era uma adolescente como outra qualquer, que nunca pensa no que faz, fazendo coisas que no futuro se arrepende. E Vanessa arrependeu-se muito. De repente, tudo o que tinha, tudo o que admirava, quando estava bem na vida, cai-lhe um bloco de cimento grande em cima dela… Vanessa andou muito triste, pediu imensas vezes desculpas aos fãs, amigos, família, dizendo que aquilo foi tudo uma estupidez de uma miúda de 14/15 anos que nunca pensou que aquilo viesse a público. A muito custo, sempre com pessoas ainda hoje a apontarem-lhe o dedo, Vanessa lutou por aquilo que tinha até ali, investido na sua carreira, tendo sempre o apoio dos amigos, família e do seu namorado. Conseguiu que a Disney a admitisse de novo para o papel em HSM3, começou a preparar o seu novo álbum, e parecia outra. Com isto tudo, a Baby V só conseguiu que muitos fãs ficassem cada vez mais orgulhosos.
Projectos e mais projectos.
Para começar a mostrar que Vanessa era forte e bem melhor do que diziam Vanessa trabalhou muito no seu álbum, sendo muitas das músicas escritas por ela, da sua experiência de vida. De seguida gravou o musical Bandslam, lançado nos cinemas em Agosto de 2009, onde vimos Vanessa bem diferente da Gabriella, trabalhando a sua voz para que se tornasse mais grossa, aprendendo tocar guitarra eléctrica, mas acima de tudo trabalhando muito, para um bom filme. Logo depois, sem nunca parar, voltou a gravar HSM3, que foi para os cinemas a Outubro de 2009, sendo um enorme sucesso como os outros filmes anteriores. Para além de todos estes filmes, Vanessa viajou muito com o elenco de HSM3, para as premieres do filme; e também é uma das escolhas principais para photoshoot’s, sempre muitos bonitos e com um toque de sensualidade. Vanessa tinha vencido a batalha da sua vida. Tinha seguido em frente sem olhar para trás.
Férias e Concertos.
Vanessa merecia umas belas férias depois de todos estes filmes. Mas não tinha muito tempo, em menos de duas semanas, ia divulgar o seu álbum e começar com os seus concertos pelos Estados Unidos. Os concertos foram sempre muito bons, com Vanessa a cantar, dançar tudo ao vivo e a cores. Apesar do cansaço demonstrado na sua voz, V nunca deixou de brincar com os seus fãs, rindo com eles, tocando-lhes e claro, sendo ela para eles. Mas antes de tudo isso, foi para o Caribe com o Zac, recarregar baterias, andando de caiote, nadando, e apanhando banhos de sol. Ah, e claro namorando muito.
Em Dezembro de 2010, os fãs recebem a notícia que o namoro com Zac Efron terminou mas a amizade continua. Os fãs ficaram tristes pelo fim do relacionamento de 5 anos. Acima de tudo a amizade perdura e a Vanessa quer deixar essa mensagem para os mesmos.
Mudança de Estilo.
Vanessa após tanto trabalho, parou um pouco… Mas claro que Vanessa não consegue estar parada por muito, decidindo colocar a sua carreira de cantora um pouco de lado e dedicar-se mais à representação.
Mudando não só o visual, passando a ter um visual mais sofisticado e tornando-se mais bela do que é, mas também mudou o estilo de filmes que iria representar. A primeira desta mudança foi o filme que esteve a gravar no Canadá: Beastly. O filme é a adaptação do filme A bela e o monstro para o grande ecrã… Mas não é bem igual ao original da Disney, e que irá surpreender muito com a história, vestuário e maquilhagem. Vanessa desempenhou o papel de Lindy lindamente.
O filme estreou nos EUA a 26 de Março de 2011, sendo um sucesso! Portugal estreará o filme em Junho. Depois de gravar este filme, Vanessa viajou para Vancouver, onde encontrou o seu namorado que também estava a gravar um filme lá, para preparar a sua personagem. No filme Sucker Punch, Vanessa terá um papel completamente diferente de todos, onde irá lutar e surpreender todos,
O pesadelo volta.
Vanessa é um dos alvos preferidos dos paparazzis para fotografar todos os dias. Mas isso tem sempre um lado negativo: boatos e boatos. Vanessa é alvo de vários boatos, tanto a nível pessoal como profissional. Tão depressa dizem que está noiva e grávida de Zac como no outro segundo já ela acabou com Zac por ele não querer casar. Apesar disso tudo, Vanessa aguenta todos os boatos com um sorriso, fazendo só que existam ainda mais. Mas parece que quando a Vanessa está bem, feliz, há sempre alguém que quer mal… E essa pessoa voltou a fazer o mal. Em Agosto, saíram mais fotos na Internet de Vanessa nua… Não eram actuais, apenas a continuação das anteriores. Muitos fãs ficaram desiludidos com Vanessa e voltaram-se contra ela, deixando de ser fãs. Mas os fãs verdadeiros não a deixaram, e Vanessa nem ligou a isso sendo superior… Porque sim só vence com luta!
Prémios: sobrenome da Vanessa.
Vanessa é das pessoas que ganhou mais prémios na sua curta mas brilhante carreira. Todos os anos Vanessa ganha algum prémio ou é nomeada para eles. O ano pior para Vanessa em questão de prémios, foi 2009 pois não ganhou nenhum, mas foi nomeada para muitos. Mas para Vanessa o melhor prémio são os fãs, que não são nada poucos. Um dos sonhos de Vanessa, tal como Zac, é ganhar uma estatueta nos Óscares. Este ano eles foram convidados para uma performance sobre musicais, onde Vanessa confessou que estava muito nervosa. Apesar do nervosismo Vanessa estava bonita, e radiava como nunca mostrando saber estar numa gala tão importante como esta.
O estilo.
Considerada das mulheres mais bonitas do mundo, Vanessa anda sempre com um estilo de invejar. Sem nunca exagerar Vanessa anda sempre na moda, adicionando vários estilos de roupa ao seu próprio modo. Sempre que vai a uma premiere ou gala, Vanessa está deslumbrante, sendo indicada para as votações das mulheres mais bem vestidas. Na votação da FHM Vanessa até está numa boa posição: actualmente em 28º. Vanessa como é fascinada na moda, confessou que adorava abrir uma loja de moda, e que quando era pequena fazia as suas próprias roupas, o que faz com que ela ame estar bem vestida, que faça de tudo para ser sempre das melhores. Se não o fosse Vanessa não era imitada por várias adolescentes por tudo o mundo.
Vanessa mais que uma artista.
Vanessa é uma pessoa grande, no seu metro e sessenta… Vanessa é mais do que todos pensam e do que todos julgam. Vanessa não é a bruxa que muitos pintam, mas sim um doce de pessoa. Vanessa ama os seus fãs como ama um membro da sua família. Tanto que sem nenhum compromisso com nenhum fotógrafo nem jornal, Vanessa visitou uma menina que tinha um câncer preste a morrer, só para realizar um desejo. Não foi a primeira vez nem ultima que a Vanessa fez algo assim, pois ela ama crianças e fará tudo para que elas sejam felizes. Tal como ela quer ser.
2011! O ano de Vanessa Hudgens.
Podemos considerar o ano de 2011, o ano de Vanessa. Estreou Beastly e Sucker Punch. Sucker Punch estreou a 25 de Março e passando pouco tempo, a 31 de Março em Portugal. Infelizmente, o filme não teve o sucesso que se previa, pois era considerado um dos filmes do ano com grandes expectativas, expectativas essas que não foram correspondidas nos números.
No início do ano Vanessa foi escolhida para ser a cara da marca Candie’s 2011. A primeira campanha mostrada ao público está magnifica e a deslumbrar todos. Mais uma surpresa foi a revelação que Vanessa quer fazer a sua própria linha de roupa. Não se sabe quando será mas a nossa Diva anda a experimentar vários estilos para saber o que fazer. Foi também neste ano que a Vanessa lançou o seu novo Site Oficial onde os fãs têm a oportunidade de descobrir mais sobre ela e partilhar o seu amor.
2012, a Vanessa não pára!
Em 2012 Vanessa lançou Journey 2: The Mysterious Island 3D, sendo um sucesso a nível mundial. Em Portugal o filme estreou a 8 de Março tendo o nom em português de Viagem ao Centro da Terra 2: A Ilha Misteriosa, este também se revelou um sucesso em terras nacionais mostrando a Vanessa num papel muito diferente interpretando Kailani. Ainda em 2012 irá estrear Gimme Shelter e Frozen Ground. Neste momento a Vanessa acabou de gravar outro filme este intitulado de Spring Breakers onde ela contracena com James Franco, Ashley Benson e Selena Gomez.